A inserção do jovem ao mercado de trabalho

O desenvolvimento capitalista brasileiro ocorre de maneira propensa a exclusão do jovem, pois se de um lado falta políticas públicas que possa resolver o problema, do outro lado a desqualificação, já conseqüência de uma educação precária que o governo oferece; e não só isso, mas também a falta de experiência, que o mercado exige sem escrúpulo algum.

Desde os tempos mais remotos da formação do Estado brasileiro, bem como, a imersão do país aos índices e estatísticas de desenvolvimento da população que ocorre de forma emergente que o Brasil até pela sua progressão um pouco tardia em relação aos países mais desenvolvidos da Europa; não sabe o que fazer com os jovens, e mesmo com todos os mecanismos governamentais, um posicionamento efetivo para resolver o primeiro emprego juvenil ainda continua sem solução.

A grande causa relevante de discutirmos a inserção do jovem ao mercado de trabalho é que o Brasil é essencialmente um país de jovens com um numero estupidamente grande deles submetidos à ociosidade. Porém a mentalidade juvenil dos vinte anos para cá, sofre profundas modificações na sua essência principalmente no parâmetro de como o jovem enxerga hoje o mercado de trabalho, como ele se ver inserido nele, e como o mercado analisa a imersão destes, que muitas vezes vem sem experiência alguma. Vamos analisar, é lucro para uma empresa contratar uma pessoa com nesse perfil? De imediato claro que não, mas se pensarmos a longo médio prazo, o jovem com toda a sua vontade de aprender, irá sim gerar lucros formidáveis para a empresa; se esse é o objetivo voraz do mundo capitalista hoje.

O ingresso juvenil ao mercado de trabalho deve ser debatido, e está sendo por longas datas, mas não será resolvido enquanto não ocorrer, como já foi dito, políticas públicas efetivas que possam realmente tirar os jovens da ociosidade e por conseqüência pelo menos minimizar o grade problema da imensa quantidade de jovens envolvidos na criminalidade; e resolver o problema da imersão do jovem ao mercado de trabalho.

 
Socializar Conhecimentos Sociais © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour